IDEB gostosense mantém estabilidade em nota dos anos iniciais, porém anos finais apresenta queda, veja os dados

Notas do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB) apontam que notas gostosenses apresentaram oscilação. Dados por escola tiveram queda nos anos iniciais.

Por Ailton Rodrigues

Foto: reprodução

Nesta última quarta-feira (14), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) referentes a 2023 para os mais de 5 mil municípios brasileiros. Em São Miguel do Gostoso, as notícias não foram tão positivas.

Para os anos iniciais, que abordam especificamente o 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, houve uma melhora se compararmos ao índice de 2021. A nota de 4,8 foi bem melhor do que o 4,1 de quatro anos atrás, mas levando em conta que em 2021 as notas refletiram ainda o cenário de pandemia, a nota equivaleu-se ao mesmo índice de 2019 e 2015, o que apresenta uma média estável que não acompanha a linha crescente da meta estipulada pelo próprio INEP.

Veja os números:

Uma observação a ser feita é que o INEP ainda não estipulou a meta do ciclo a partir de 2023. Segundo o site do instituto, as metas até então são referentes ao que se denomina primeiro ciclo do IDEB, que equivale de 2007 a 2021.

Por sua vez, os anos finais, que equivalem ao 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, apresentaram uma queda se comparados ao último índice obtido, que foi em 2019. Em 2021, a cidade não recebeu nota do IDEB para este segmento e, com isso, a nota de 3,7 adquirida agora em 2023, se comparada aos 4,2 de 2019, também não apresenta um acompanhamento do que o INEP esperava.

Veja os dados:

Sobre as notas individuais das escolas municipais, nenhuma obteve notas referentes aos anos finais. Todavia três foram avaliadas nos anos iniciais e em todas houve queda se comparado ao índice anterior.

A Escola Municipal Coronel Zuza Torres, que se localiza na Sede de Gostoso, obteve a maior nota, com 4,3, sendo 1 décimo a menos do que em 2019. Já na Escola Municipal Professor Paulo Freire, a nota de 3,2 foi inferior ao 3,9 adquirido em 2019. Enquanto a Escola Municipal Professora Ana Ribeiro Barbosa não obteve nota alguma, na Escola Municipal João Tomaz de Oliveira a nota foi de 3,6, também inferior ao 4,1 de 2021.

Nós continuaremos de olho. Até qualquer hora!

Avatar de Desconhecido

Autor: Ailton Rodrigues

Técnico em Informática (IFRN), que adora esportes e jornalismo, estando sempre disponível para bons papos. Coordenador de Comunicação do clube de futebol TEC (Tabua Esporte Clube), membro do Conselho do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), comunicador da Mostra de Cinema de Gostoso. Formado em Pedagogia (UFRN).

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.