Notas do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB) apontam que notas gostosenses apresentaram oscilação. Dados por escola tiveram queda nos anos iniciais.
Por Ailton Rodrigues

Nesta última quarta-feira (14), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) referentes a 2023 para os mais de 5 mil municípios brasileiros. Em São Miguel do Gostoso, as notícias não foram tão positivas.
Para os anos iniciais, que abordam especificamente o 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, houve uma melhora se compararmos ao índice de 2021. A nota de 4,8 foi bem melhor do que o 4,1 de quatro anos atrás, mas levando em conta que em 2021 as notas refletiram ainda o cenário de pandemia, a nota equivaleu-se ao mesmo índice de 2019 e 2015, o que apresenta uma média estável que não acompanha a linha crescente da meta estipulada pelo próprio INEP.
Veja os números:

Uma observação a ser feita é que o INEP ainda não estipulou a meta do ciclo a partir de 2023. Segundo o site do instituto, as metas até então são referentes ao que se denomina primeiro ciclo do IDEB, que equivale de 2007 a 2021.
Por sua vez, os anos finais, que equivalem ao 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, apresentaram uma queda se comparados ao último índice obtido, que foi em 2019. Em 2021, a cidade não recebeu nota do IDEB para este segmento e, com isso, a nota de 3,7 adquirida agora em 2023, se comparada aos 4,2 de 2019, também não apresenta um acompanhamento do que o INEP esperava.
Veja os dados:

Sobre as notas individuais das escolas municipais, nenhuma obteve notas referentes aos anos finais. Todavia três foram avaliadas nos anos iniciais e em todas houve queda se comparado ao índice anterior.
A Escola Municipal Coronel Zuza Torres, que se localiza na Sede de Gostoso, obteve a maior nota, com 4,3, sendo 1 décimo a menos do que em 2019. Já na Escola Municipal Professor Paulo Freire, a nota de 3,2 foi inferior ao 3,9 adquirido em 2019. Enquanto a Escola Municipal Professora Ana Ribeiro Barbosa não obteve nota alguma, na Escola Municipal João Tomaz de Oliveira a nota foi de 3,6, também inferior ao 4,1 de 2021.
Nós continuaremos de olho. Até qualquer hora!