Polícia Federal deflagra operação em São Miguel do Gostoso e mais 3 municípios brasileiros

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão. Os suspeitos foram responsáveis pela utilização ilícita do aplicativo e-Título para fins de inscrição eleitoral em nome de pessoas públicas.

Adaptação: Ailton Rodrigues, por Felipe Igreja – CBN Brasil

Foto: reprodução

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (25) a operação Eleitor Protegido, com o objetivo de desarticular esquema criminoso de invasão ao sistema do Tribunal Superior Eleitoral através do aplicativo e-Título.

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), São Miguel do Gostoso (RN) e Maracanaú (CE). Não há ordens de prisão. Os suspeitos foram responsáveis pela utilização ilícita do aplicativo e-Título para fins de inscrição eleitoral em nome de pessoas públicas.

O TSE detectou o problema e identificou 158 registros de irregularidades realizados por meio do aplicativo, de características diversas, que vão desde a emissão de título de eleitor até a inscrição como mesário voluntário, em nome das vítimas.

Os investigados devem responder pelo crime de invasão de dispositivo informático. A investigação terá continuidade para esclarecer qual era a motivação e o objetivo dos investigados com a invasão dos sistemas do TSE.

Operação em Gostoso começou às 5h

Houve registros da Polícia Federal em São Miguel do Gostoso a partir das 5 horas da manhã. Os oficiais estavam à paisana e abordaram dois endereços. Segundo apurou o Contador, após os interrogatórios foram levados apenas itens pessoais como notebooks e celulares para averiguação.

Nós continuamos de olho.

Original: https://cbn.globo.com/brasil/noticia/2024/06/25/operacao-mira-esquema-criminoso-de-invasao-ao-sistema-do-tse.ghtml

Autor: Ailton Rodrigues

Técnico em Informática (IFRN), que adora esportes e jornalismo, estando sempre disponível para bons papos. Coordenador de Comunicação do clube de futebol TEC (Tabua Esporte Clube), membro do Conselho do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), comunicador da Mostra de Cinema de Gostoso. Formado em Pedagogia (UFRN).

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.