Câmara dos Vereadores vira barril de pólvora e Neto da Saúde (PSDB) começa a ser fritado por aliados

Novela para nova presidência da Câmara teve episódios quentes desde que vereadores voltaram do recesso.

Por Ailton Rodrigues

Câmara dos Vereadores de São Miguel do Gostoso (Foto: Ariclenes Silva)

Desde o falecimento de Azenate Câmara, no último dia 19 de julho, a política gostosense anda com instabilidade. Isso porque o até então presidente da Câmara era também o nome unânime na corrida para o pleito de 2024 como sucessor de Renato de Doquinha (PSD).

Uma tragédia da proporção de um falecimento nunca é esperada, mas infelizmente aconteceu e isso movimentou os bastidores da política gostosense. Desde que os vereadores voltaram do recesso a situação é de animosidade nos corredores da casa do povo.

A sessão de posse de Neném de Lala (PSDB) já deu indícios fortes que havia tido uma ruptura no bloco dos 8 vereadores da situação, a discussão entre Neto da Saúde (PSDB) – que está como presidente interino – e Ednaldo Coutinho (PSD) para que se elegesse o cargo de 2º secretário ainda durante a sessão deu o pontapé para que uma sucessão de mensagens e debates fosse iniciada.

A eleição para presidente da Câmara deveria ter acontecido na sessão conseguinte, ou seja teoricamente em 11 de agosto, mas um ato presidencial publicado no dia 10 alegava que a sessão seria remarcada para o próximo dia 18 em virtude de uma viagem do presidente interino para um curso de capacitação de desenvolvimento administrativo em Campina Grande/PB.

O ato gerou reações negativas da base do prefeito. Seis vereadores se juntaram e alegaram que a mesa diretora convocou o presidente interino para uma reunião, ao qual ele não compareceu e não apresentou justificativa. Com isso o vereador Evandro Menezes (PL) como 1ª secretário mediou a sessão no dia 11 e fez uma votação durante a abertura para derrubar o ato presidencial que foi concordado por todos os presentes.

A sessão de 11 de agosto

Os seis vereadores presentes na sessão de 11 de agosto foram: Neném dos Morros, Neném de Lala, Evandro Menezes, Jean dos Morros, Beto de Agostinho e Ednaldo Coutinho. Os faltantes foram Zé de Luzenário, Adalpe e o próprio Neto da Saúde.

A única pauta foi a eleição para presidência da Câmara e durou 52 minutos. O indicado do prefeito para o cargo foi Ednaldo Coutinho e a solicitação foi obedecida com todos os 6 votos favoráveis.

Fontes ouvidas pelo Contador e áudios vazados por redes sociais alegaram que Neném dos Morros, Beto de Agostinho e Neto da Saúde também se manifestaram solicitando apoio para assumirem o cargo de presidente. O prefeito após escolher o indicado solicitou aos demais que não fosse desobedecido.

Ednaldo Coutinho foi o escolhido para ser o novo presidente da câmara (Foto: Instagram)

A resposta de Neto

Ainda no dia 11 foi publicado um decreto no Diário Oficial da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (FECAM-RN) anulando todas as resoluções tomadas pela mesa diretora encabeçada pelo 1º secretário (Evandro Menezes) e 2º secretário (Ednaldo Coutinho).

No documento consta que os secretários teriam feito uma reunião “na surdina”, enquanto o presidente interino estava ausente e “usurpado do cargo sem a devida competência”. Veja documento abaixo:

Acusações

Um blog chamado RN Notícias publicou uma nota na sua rede social acusando Neto de gastar indevidamente 22 mil reais na viagem a Campina Grande. Em resposta, Neto alegou que estavam publicando inverdades e que entrou na justiça contra as acusações.

O Contador verificou que os gastos com diárias e capacitações são frequentes na Câmara de São Miguel do Gostoso desde 2021 e que os gastos provenientes da viagem da última semana foram declarados em Diário Oficial alegando despesas de deslocamento, alimentação e hospedagem totalizando R$ 19.980,00 entre os dois vereadores (Neto e Zé de Luzenário) e mais dois servidores (Emanuel Nunes e Francisco Eudes Vital da Silva).

  • Veja a declaração dos gastos a partir da página 26 do documento do Diário Oficial (clique aqui).

Nós continuamos de olho nessa história. Até qualquer hora.

Avatar de Desconhecido

Autor: Ailton Rodrigues

Técnico em Informática (IFRN), que adora esportes e jornalismo, estando sempre disponível para bons papos. Coordenador de Comunicação do clube de futebol TEC (Tabua Esporte Clube), membro do Conselho do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), comunicador da Mostra de Cinema de Gostoso. Formado em Pedagogia (UFRN).

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.