Volta do carnaval público depois do controle da pandemia no país era cercada de expectativa, mas cidades como Gostoso buscaram ficar na zona de conforto e decepcionaram.
Por Ailton Rodrigues

O Carnaval Gostoso 2023 chegou ao fim na noite desta última terça-feira (21), ao longo dessas quatro noites a população pode voltar a comemorar a festividade na Praia da Xepa com arena aberta e performance de 14 atrações, mas o clima de decepção foi gritante.
Infelizmente não houve grandes destaques e foi visto certo amadorismo na condução do evento. Transições longuíssimas no intervalo de uma banda para outra foram sentidas por todos, afinal não havia entretenimento durante o período e com isso momentos de esvaziamento das areias foi recorrente. Um dos inúmeros exemplos que podemos citar foi a transição que durou 76 minutos durante a segunda-feira, um verdadeiro martírio.
Um segundo palco, um paredão, um DJ ou simplesmente um pen drive com hits do momento resolveriam alguns desses problemas ou até mesmo quem sabe terceirizar o evento para uma empresa especializada como Pedra Grande convencionou fazer em alguns momentos, afinal Carnaval é um produto forte para o turismo… Pirangi, Parnamirim, Caicó e Macau que o digam.
Mesmo sabendo das ocorrências de última hora que podem acontecer em eventos dessa magnitude, sente-se falta de preparação. Chamou a atenção, por exemplo, quando a banda gostosense Vem Com Tudo solicitou água a produção do evento durante a sua apresentação. Mesmo com o desgaste eles prontamente agradeceram quando foram atendidos, isso faltando menos de meia hora para o fim da performance.
No Carnaval do mais do mesmo, quem buscou fugir do padrão do ‘forró axerizado’ se sobressaiu. Dino Prix, Jeff Costa, Bond do Karuzo mostraram até uma certa irreverência com medleys de diferentes gêneros musicais que iam da lambada ao eletrônico, resvalando no axé, interpretando aquelas músicas mais safadinhas e os hits que viralizaram nos últimos meses, que chamam atenção dos mais jovens. A resposta foi na reação do público que vibrou mais durante esses shows.

Os atrasos medonhos de três horas no sábado e na terça-feira foi o puro suco do desrespeito com quem estava aguardando as atrações. Na terça, inclusive, colocaram a desculpa na chuva e fizeram a Erica Pavanelly tocar por apenas 35 minutos. Se esperava bem mais de uma retomada, mas não surpreende visto a repercussão que se teve na última festa de Emancipação Política em 2022.
Se há uma coisa ao qual devemos relatar como positivo foram os blocos que retornaram com maestria. Desde as prévias até as concentrações nos dias da folia, renderam mais animação do que as noites na Xepa.
Uma nota de 0 a 10 para o que presenciamos é 4. Gostoso merece e pode fazer bem mais.
Nós continuamos de olho.