Covid-19: São Miguel do Gostoso registra 44 casos em três dias

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde notificações também tiveram salto com mais de 100 no mesmo período.

Por Ailton Rodrigues

A pandemia de Covid-19 ainda não acabou e o surto da doença segue preocupando as autoridades, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Gostoso nesta segunda-feira (17) foram registrados mais 44 casos confirmados em comparação ao boletim do último dia 14 de janeiro.

O número é 51,72% maior em comparação ao que demarcou os boletins entre os dias 12 ao 14 deste mesmo mês, onde foram registrados 29 casos confirmados. Outro dado preocupante é o de notificações, foram 109 entre o período de 14 a 17 de janeiro, enquanto entre os dias 12 a 14 foram registradas 42. Um aumento de 159% entre os períodos.

A cidade também enfrenta um surto de Influenza H3N2, onde houve um crescimento vertiginoso de entradas no Posto de Saúde municipal. Segundo dados do Secretário de Saúde, Hugo Vieira, atualmente são 300 atendimentos diários, o que equivale a um aumento de 500%.

Buscando frear o surto a Prefeitura anunciou duas medidas, a primeira foi o cancelamento do Carnaval Público de 2022, porém ainda permitiu brecha para eventos de caráter privado. Já a segunda dessas medidas foi a limitação de horários para eventos festivos (shows musicais e similares) que devem ser encerrados à 0h. Excepcionalmente, em casos de festas de natureza religiosa (Padroeiro e outras similares) cujo encerramento deverá ocorrer até às 03h.

Todavia, a notícia positiva é em relação a vacina. A cidade tem 93% da população adulta vacinada com até uma dose, enquanto 85% estão imunizados com duas. Dentre o público de 12 a 17 a cobertura vacinal chegou a 99% de jovens que tomaram pelo menos uma dose, apenas 41% tomaram as duas doses até o momento. O público de 5 anos começará a ser vacinado na próxima quinta-feira, dia 20.

Mesmo com o aumento da transmissão, a vacina é o único caminho conhecido cientificamente comprovado para prevenir os riscos da Covid-19, associando com a necessidade de continuar com as medidas de distanciamento social e uso de máscara. O último caso grave registrado em Gostoso, por exemplo, foi em 03 de junho de 2021.

Nós continuamos de olho. Vacina sim!

Até qualquer hora

Autor: Ailton Rodrigues

Técnico em Informática (IFRN), que adora esportes e jornalismo, estando sempre disponível para bons papos. Coordenador de Comunicação do clube de futebol TEC (Tabua Esporte Clube), membro do Conselho do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), comunicador da Mostra de Cinema de Gostoso. Formado em Pedagogia (UFRN).