GUERREIRAS E LEEDS VENCEM DUELOS DIFÍCEIS E CONQUISTAM A COPA DO SÍTIO

Guerreiras correram atrás e venceram o PSG nos pênaltis, já o Leeds teve gol de jogada ensaiada para derrotar o RB Leipzig por 2 a 1.

POR AILTON RODRIGUES

Troféus da Copa do Sítio 2020 (Foto: Maísa Tavares)

Demorou quase um ano, mas as finais da Copa do Sítio aconteceram neste último domingo (10) no Sítio São Francisco já no distrito do Frejó, os duelos entre PSG x Guerreiras na categoria feminina e RB Leipzig x Leeds pelo masculino trouxeram emoções até o último minuto com partidas bem equilibradas.

PSG (0) 1 x 1 (2) GUERREIRAS

GOLS: PSG – JULIANA // GUE – AVALINE
As Guerreiras foram campeãs da Copa do Sítio 2020 (Foto: Maísa Tavares)

Pela categoria feminina, PSG e Guerreiras fizeram uma partida de alto nível com muitas chances de gol no primeiro tempo. O time do Antônio Conselheiro se impôs nos primeiros 10 minutos e chegou ao gol com Juliana finalizando dentro da área após um belo giro de corpo. No segundo tempo, foi a vez das Guerreiras saírem para o jogo e Avaline em jogada individual limpou da sua marcadora e da goleira Edivania para fazer um belíssimo gol que decretou o empate. 1 a 1 e o jogo iria ser resolvido nas penalidades.

Avaline, artilheira da Copa do Sítio, marcada por Angélica (Foto: Maísa Tavares).

No regulamento da Copa do Sítio três atletas batem a sequência de penais antes de iniciar uma disputa alternada, com isso um 2 a 0 dava o título para qualquer equipe e foi assim que aconteceu. O PSG pecou nas cobranças de Angélica que bateu na trave e Fernanda que bateu no meio do gol facilitando a defesa da goleira Luzenilda. Aliás, a própria goleira que abriu a série para as Guerreiras também bateu mal e deu esperanças para o PSG, mas Joyce e Avaline cobraram bem e deram o título para as Guerreiras da Vila Assis.

Avaline bate pênalti decisivo que deu título as Guerreiras (Foto: Maísa Tavares).
PSGGUERREIRAS
ANGÉLICA (X)LUZENILDA (X)
FERNANDA (X)JOYCE (0)
AVALINE (0)
LEGENDA: X = NÃO CONVERTEU // 0 = CONVERTEU

Nos destaques individuais, Avaline com o gol da decisão terminou a competição como artilheira com 03 gols marcados. A defesa das Guerreiras também levaram o troféu de menos vazada com apenas 04 gols sofridos.

A CAMPANHA CAMPEÃ DAS GUERREIRAS

  • 1ª RODADA – GUERREIRAS 3 x 0 PSG
  • 2ª RODADA – TOPS 2 x 1 GUERREIRAS
  • 3ª RODADA – GUERREIRAS 3 x 1 VITÓRIA
  • FINAL – GUERREIRAS (2) 1 x 1 (0) PSG

RB LEIPZIG 1 x 2 LEEDS

GOLS: RBL – JEAN // LEE – EWERTON RAMBINHO E LUIZ CARLOS
Leeds conquistou o título da Copa do Sítio 2020 (Foto: Maísa Tavares)

A decisão masculina tinha cara que seria uma grande partida e assim foi. RB Leipzig e Leeds protagonizaram um jogo divertidíssimo para os espectadores. A decisão começou com chances boas de gol para cada lado e já mostraria que os goleiros teriam trabalho, especialmente Wellington do RB que trabalhou mais do que o Ítalo.

A chance mais clara de gol foi com Luiz Carlos do Leeds, mais conhecido como Passo Preto, que recebeu a bola dentro da pequena área e ao invés de chutar, tentou fazer uma jogada plástica dando uma letra que foi cortada pela zaga. O lance causou reclamação da equipe técnica do Leeds na beira do campo. Pelo lado do RB, Jaemerson mostrava estar em um dia bom e conseguiu costurar algumas jogadas perigosas, enquanto Jean estava bem marcado e tinha seu duelo particular com Ivanildo.

Ewerton Rambinho agradece aos céus após apito final (Foto: Maísa Tavares)

Com um equilíbrio assim, o primeiro tempo também foi igual em gols. O Leeds foi quem abriu o marcador em uma batida cruzada rasteira de Ewerton Rambinho, cerca de 5 minutos depois Jean venceu uma das divididas com Ivanildo e bateu com firmeza na saída do goleiro Ítalo. Empate do RB Leipzig e final do primeiro tempo.

Jean e Ivanildo se caçaram durante todo o jogo (Foto: Maísa Tavares)

Para a segunda etapa os clubes mantiveram o ritmo de jogo, mas aparentemente era o Leeds que estava sabendo jogar melhor sem a bola. O RB também não conseguia colocar volume de jogo mesmo com o artilheiro do campeonato, Felipe Mateus, em campo. Todavia foi a bola parada que decidiu o campeonato.

Momento em que Luiz Carlos (Passo Preto) desvia bola pro fundo do gol (Foto: Maísa Tavares).

Geilson bateu falta forte e rasteira, a bola passou por Jean na barreira e pela marcação de Emanuel até chegar em Luiz Carlos que estava transitando pela pequena área e só teve o trabalho de tocar sutilmente nela para decretar o 2 a 1.

O RB Leipzig ainda tentou achar o gol, mas suas investidas eram barradas em um bom sistema de marcação que fizeram o Leeds terem a melhor defesa da competição com apenas 5 gols sofridos. A melhor chance foi em cobrança de falta de Jean que foi a esquerda do gol.

Jogadores do Leeds comemoram título (Foto: Maísa Tavares)

A CAMPANHA CAMPEÃ DO LEEDS

  • 1ª RODADA – LEEDS 3 x 0 GUERREIROS
  • 2ª RODADA – RB LEIPZIG 1 x 1 LEEDS
  • 3ª RODADA – W.O DO ATLÉTICO
  • QUARTAS DE FINAL – LEEDS 2 x 0 PSG
  • SEMIFINAL – GALO DOIDO 3 x 4 LEEDS
  • FINAL – RB LEIPZIG 1 x 2 LEEDS

Os números finais da Copa do Sítio foram de 7 partidas com 23 gols na categoria feminina e 28 partidas com 136 gols marcados na categoria masculina.

Assim encerramos a cobertura especial do Contador de Causos para a Copa do Sítio 2020 que teve tantos desafios por causa da pandemia, mas que chegou ao fim. Até a próxima edição!

Autor: Ailton Rodrigues

Técnico em Informática (IFRN), que adora esportes e jornalismo, estando sempre disponível para bons papos. Coordenador de Comunicação do clube de futebol TEC (Tabua Esporte Clube), membro do Conselho do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), comunicador da Mostra de Cinema de Gostoso. Formado em Pedagogia (UFRN).