COVID-19: EM LIVE, PREFEITURA MUNICIPAL ESCLARECE FEIRA LIVRE E MANTÊM RIGIDEZ DO DECRETO

Em pronunciamento realizado nesta sexta-feira (24), secretários de turismo, saúde e obras afirmam que mantêm decreto até dia 30 e irão avaliar se prorrogam medidas de isolamento.

POR AILTON RODRIGUES

750x450_covid

A segunda live da Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso aconteceu nesta sexta-feira (24) por meio das redes oficiais e contou com as presenças da Secretária de Turismo e Comunicação, Janiele Linhares, a Secretária de Saúde, Rose Vicente, e o Secretário de Obras e Meio Ambiente, Leandro Ferreira.

Os assuntos principais da transmissão foram a volta da feira livre, que terá uma edição neste sábado (25), e a reta final do decreto de isolamento que tem vigor até o dia 30 de abril. Sobre o primeiro ponto foi esclarecido que a feira será realizada cumprindo várias restrições.

Além das medidas que o Contador já divulgou, foi anunciado que idosos, crianças e demais pessoas que se enquadram nos fatores de risco da Covid-19 não entrarão no Estádio Teixeirão. Outro ponto interessante é que todos devem utilizar máscara, mas não foi dito se haverá distribuição no local.

Sobre as medidas de isolamento em vigor no município, elas continuam sendo cumpridas até o dia 30. Antes do prazo se encerrar o comitê da prefeitura sentará e avaliará se haverá prorrogação das medidas ou não.

Quanto ao ponto de funcionamento das pousadas, elas só serão liberadas caso cumpram as recomendações da vigilância sanitária e tenham o alvará sanitário em dia. A própria Secretária de Turismo disse que disponibilizará todo o documento no site oficial da prefeitura.

Antes de finalizar, a Secretária de Saúde comemorou que o município não teve avanços na contaminação de Covid-19, onde ela creditou o resultado às medidas de isolamento e a barreira contra entrada de turistas. Todavia, ela criticou o decreto do Governo do Estado que flexibilizou o funcionamento de várias atividades e disse que o certo até o momento será continuar a cumprir o decreto municipal.

No boletim epidemiológico, continua 1 caso suspeito (que já está curado, mas como não teve tempo hábil de realizar o exame continuará como suspeito), 5 casos descartados e 1 caso confirmado (que já está curado). A novidade nos dados foi que as duas famílias que estavam em isolamento já estão liberadas e não apresentaram nenhum sintoma até o momento.

Nós continuamos de olho. Até qualquer hora!