Por: Paulo Eduardo
Olá! Estudantes leitores do Contador!
Muita gente tem dificuldade em memorizar o que lê e o que estuda, se esquecendo do conteúdo após algum tempo e na hora do teste acontece o terrível “branco”. Isso pode acontecer por causa da maneira como essa atividade foi feita. Dê uma olhada nas dicas abaixo e aprenda amemorizar tudo o que você estuda.
Quando se trata de exatas, os professores indicam a prática dos exercícios, pois através dela os resultados serão cada vez mais fáceis de serem obtidos. Porém, o assunto é de humanas, que só envolve leitura e teoria, tudo parece ficar mais complicado, mas isso pode acontecer porque você ainda não parou para analisar como ler melhor.
10 dicas para tornar sua leitura mais eficaz:
1- Escolha um ambiente adequado
Avalie que tipo de ambiente favorece a sua leitura: claro, aberto, fechado ou mais escuro. Se preferir um ambiente mais escuro, tome cuidado para não deixá-lo muito escurecido a ponto de prejudicar a saúde dos olhos e causar sono.
2- Cuidado com distrações externas
Evite ruídos que dispersem sua atenção. Procure manter a televisão, o som e o rádio desligados.
3- Escolha uma posição adequada
Escolha uma posição em que você se sinta mais confortável para ler. Porém, evite ler deitado, pois essa posição pode causar bastante sono.
4- Evite ficar levantando
Tenha por perto água, um doce, uma barrinha de cereal para evitar levantar toda hora.
5- Decida Estudar
Resolva separar um tempo para estudar, mas não faça isso de má vontade, com indisposição ou reclamando, pois isso atrapalha na memorização do conteúdo. Simplesmente, tome a decisão, mesmo que não queira!
6- Faça uma leitura silenciosa
Leia o texto silenciosamente, aproveitando para sublinhar as partes mais importantes em cada parágrafo.
7- Leia em voz alta
Faça uma leitura do texto em voz alta, fazendo anotações do que achou mais importante em cada parágrafo.
8- Simule uma apresentação
Após ler o texto finja que está apresentando um seminário sobre ele. Assim, você força a si mesmo a relembrar o que leu. Nesta etapa, consulte, sempre que necessário, o que escreveu e o que sublinhou, mas não fique lendo, explique com suas próprias palavras.
9- Simule novamente uma apresentação
Após treinar a apresentação do seu seminário, simule outra apresentação. Porém, dessa vez não faça nenhum tipo de consulta, e veja se você se lembra do conteúdo.
10- Releia o Texto
Se ainda estiver se esquecendo de fatos importantes, releia novamente o texto. Não desista, respire fundo e recomece. Treinar o cérebro e fazê-lo se acostumar com a memorização pode demorar um pouco.
Colocando em prática essas dicas é possível obter ótimos resultados ao memorizar o que você estuda. Pratique!
Fonte: http://canaldoensino.com.br/blog/
