Quatro bandas potiguares se apresentarão na Praia da Pipa, com essas são seis atrações divulgadas até agora.
POR AILTON RODRIGUES
NATAL/RN
A organização do Fest Bossa & Jazz trabalhou bastante nesta última sexta-feira (12), as quatro bandas da promoção Talentos do RN foram divulgadas, além de uma banda nacional, totalizando assim seis atrações até o momento. A intenção é que as 25 bandas que vão tocar no circuito sejam apresentadas durante o mês de junho.
As quatro atrações potiguares vão se apresentar na Praia da Pipa nos dias 28, 29 e 30 de agosto, o Contador já mostrou as credenciais de Daniel Ribeiro, além dele tem as bandas PC Novo Quarteto, Joana Knobbe e Sami Tarik. Vamos conhecê-los?
SAMI TARIK

O multi-instrumentista Sami Tarik traz no decorrer de sua carreira um universo temático amplo, porém com estética sempre fincada no nordeste brasileiro. Natural de Assú, interior do RN, está na estrada profissionalmente há cerca de 11 anos e teve o pandeiro como primeiro instrumento, sintetizando os principais ritmos brasileiros.
Seus primeiros estudos musicais de forma sistemática aconteceram em Natal onde finalizou o curso de Licenciatura Plena em Música na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Sua pesquisa culminou em um Workshop, voltado para leigos
em música de todas as idades. A oficina foi ministrada no Brasil e em Cabo-Verde, na África.
Em paralelo à docência teve sua primeira experiência internacional com o grupo Café do Vento no ano de 2008 na Alemanha, além de somar em seu currículo trabalhos com importantes grupos e artistas do cenário potiguar como Khrystal, Grupo Saturnino, Rosa de Pedra e Humberto Luiz Trio.
Atualmente mantém o Kizambe, junto ao percussionista Dudu Campos, que funciona como grupo de percussão atuando na área de formação e produção cultural. Com influências desde Jackson do Pandeiro à Marcos Suzano e após temporada fora do país, – o músico esteve no Qatar entre os anos de 2012 e 2014 – Tarik alça novos vôos, dialogando com as raízes e com a contemporaneidade no seu trabalho de composição.
Seu projeto mais atual chama-se “Sami Tarik convida” que conta com time de grandes nomes da música potiguar como Jubileu Filho, Wallyson Santos, Ronaldo Freire, Kizambe, Zé Fontes e Kleber Moreira.
JOANA KNOBBE

Joana Knobbe começou a cantar de maneira formal com 9 anos de idade, quando teve aulas de órgão elétrico e passou a integrar corais dos colégios que frequentou. Em 1995, mudou-se para Natal, onde participou como vocalista e compositora da banda Brigitte Beréu, entre os anos de 1997 a 2000. Entre 2000 e 2003 foi estudante de bacharelado em Física na UFRN, ao mesmo tempo em que participava como bailarina do Grupo de Dança da mesma universidade.
Como bailarina do Grupo de Dança da UFRN (período: 2002 a 2004), participou de diversas apresentações e workshops. Dançou em espetáculos do grupo, compostos por coreografias de profissionais locais (Edson Claro, Anderson Leão, Rubens Barbosa) e nacionais, como Ivonice Satie (coreografia Haika) e Mário Nascimento (coreografia Pangaio). Deixou a companhia em 2004, ano em que se mudou para Florianópolis.
Em Florianópolis estudou canto, piano, teoria musical, prática de conjunto e flauta transversal (a partir de 2013) com professores particulares e em escolas especializadas. Teve aulas com Wania Callas e Tatiana Ritjeans (canto), Bianca Ribeiro e Mari Leonel (piano), Carlos Ribeiro Júnior e Geraldo Vargas (prática de conjunto), Larissa Galvão (flauta).
Formou-se em Design de Produto pelo Instituto Federal de Educação de Santa Catarina em 2008, desenvolvendo projetos de produto e pesquisa que conectavam música e design.
Desenvolveu trabalho de mpb, jazz e música autoral em parceria com instrumentistas de Florianópolis e outras cidades. Já cantou com Gustavo Messina, Mari Leonel, Lu Pasinato (Curitiba), Daniel Argolo (São Paulo), Pedro Loch, Sito Lozzi, Guinha Ramirez, Caio Muniz, João Amado e François Muleka. Participou da primeira formação da Banda de Pífanos da Armação, coordenada pelo flautista Bernardo Sens. Teve participação como letrista em composição de João Amado e foi semi-finalista com composição “Lume de Clara”, de sua autoria (6º lugar) no Festival da Canção de 2012, FECAPI, na cidade de Piçarras/SC.
Em 2009 iniciou trabalho como professora de canto e preparadora vocal, chegando a atuar como coordenadora do curso de canto da Escola de Música Rafael Bastos, em Florianópolis.
Em 2011 participou de oficina e apresentação da composição criada durante a oficina, com Itiberê Zwarg (baixista e multi-instrumentista que acompanha Hermeto Pascoal), na Universidade Estadual de Santa Catarina, UDESC/SC.
De volta a Natal desde agosto de 2014, a cantora, compositora, professora de canto, preparadora vocal e intérprete em projetos de dança-teatro*, já se apresentou em show próprios ou como convidada com os músicos Juliano (Jow) Ferreira, Daniel Ribeiro, Emerson de Oliveira, Rogério Pitomba, Marco Antônio da Costa (residente na Áustria), Antônio de Pádua e família (Roberta Karin, Matheus Jardim, João Vitor), Sérgio Groove, Diego Brasil, Daniel Grossman, Paulo Sarkis, Neemias Lopes, Silvio Franco, Frank Lemos, João Paulo JP, Diego Soares.
PC QUARTETO NOVO
O pianista, tecladista e compositor natalense Paulo César Vítor (PC) já tocou com diversos artistas e músicos do cenário musical, como Sérgio Groove, Khrystal, Camila Masiso, Bruna Hetzel, Jubileu Filho, Chico Bethoven, Rogério Pitomba, Darlan Marley, Anderson Pessoa, Junior Primata, Manoca Barreto e muitos outros. Se apresentou em importantes festivais de Jazz e música instrumental: Fest Bossa & Jazz acompanhando o trompetista Fabinho Costa, Som da Mata acompanhando Manoca Barreto, I Ensax acompanhando o saxofonista americano Mike Tracy, III IB&T Bass Festival com Ismael Miranda e Sergio Groove, BNB Instrumental com o baterista Rogério Pitomba, Festival Internacional de Campina Grande acompanhando o gaitista José Staneck e no Festival Jazz & Blues em Garamiranga – CE, onde ministrou oficina de teclado e improvisação.
Em estúdio participou de importantes trabalhos, tais como O som Que Vem (Manoca Barreto), Jerimum Jazz 10 anos, Tem um candango lá em casa (Anderson Pessoa), Boas Novas (Camila Masiso), Aos Meus (Guegué Medeiros), Até o Caroço (Rogério Pitomba), Passatempo (Erick von Sohsten) e Perfume de Gardênia All Stars. Como diretor musical, trabalhou no Festival Sesi Música, no show As canções de um barítono com o cantor José Fernandez e no espetáculo Ópera Rock com a soprano Hilkélia. Atualmente produz o seu primeiro trabalho autoral intitulado Tempo Oportuno, que conta com a colaboração de Rogério Pitomba e Junior Primata.
O músico leva para o palco Novos Talentos do RN o show PC Novo Quarteto, um show instrumental que conta com a participação de uma promissora geração de instrumentistas: João Vítor Silva (17) baterista da Banda Perfume de Gardênia; o flautista Ivo Shin (22), bacharel em flauta (UFRN); e o baixista Ítalo Alves (23), formado em baixo elétrico na classe do prof. Junior Primata. No repertório, música instrumental de artistas consagrados, releituras de clássicos do jazz e da música brasileira e composições próprias.
Já vimos que serão belas apresentações. O Contador vai ficar de olho em tudo e conta para você! Até qualquer hora!
FONTE: https://www.facebook.com/FestBossaeJazz?fref=ts