Ontem (02) aconteceu em todas as escolas públicas brasileiras a 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
RICARDO ANDRÉ
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA – e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.
Ontem (02) a OBMEP ocorreu em todas as escolas públicas brasileiras de ensino fundamental e médio que se inscreveram. Em “Gostoso” não foi diferente, já é uma terça-feira conhecida de alunos e professores, com provas “amarelas, rosas e azuis”. Historicamente nas escolas de São Miguel do Gostoso o desempenho dos alunos fica em torno de 50% de acertos (10 questões), durante essas onze edições o município só logrou duas menções honrosa. É inegável o baixo rendimento médio dos alunos na OBMEP, mas serve de parâmetro para mostrar a necessidade de investimentos na área cientifica nas escolas pública, quadro que tende ase agravar pela redução de aulas de matemática na grade curricular como ocorre no ensino médio. Segundo o Paulo Eduardo, instrutor do curso de preparação para IFRN, para que haja melhoria dos resultados dos nossos alunos na OBMP, “os alunos tem que ter aulas extras e voltadas para o “estilo” da prova e preferencialmente em contra turno, abordando questões contextualizadas.” – afirma o professor.
O sitio da OBMEP (http://www.obmep.org.br/) contém um grande acervo de informações para professores, alunos e diretores, como por exemplo, todas as provas da OBMEP, gabaritos resolvidos, vídeos e banco de questões para auxiliar na preparação dos alunos interessados em um melhor desempenho na avaliação.
No dia 12 de agosto sai a lista por escola dos classificados para a segunda fase da olimpíada que acontece 12 de setembro, sábado. Diferente a primeira fase que é totalmente objetiva a segunda fase é caracterizada por questões subjetivas, onde não só é avaliado o resultado de cada questão como também o seu desenvolvimento.
