Semana de Emancipação Política do Município de São Miguel do Gostoso e Festa de Padroeiro de São Miguel Arcanjos é sempre uma época de festa em Gostoso, e também época de reviver a memória da nossa gente. Começa então o corre-corre para buscar referências sobre nossa gente e nossa história. Na realidade não temos muitas fontes formais de registro histórico, mas nesse ano de 2014 com certeza a Revista Guajiru foi umas das principais referências da história gostosence e seus personagens.
Encontrar guajiru (a fruta) em “Gostoso” só se for na Ponta do Santo Cristo, já encontrar as duas primeiras edições da Guajiru (a revista) circulando de bobeira por ai tornou-se uma tarefa bem difícil.
Entrevistas, artigos, poesias, perfis, reportagem de eventos e culinária são alguns dos temas abordados pela Revista Guajiru, que é um projeto do Ponto de Cultura – Espaço Tear, sob a coordenação do CDHEC – Coletivo De Direitos Humanos, Ecologia Cultura e Cidadania, e do Jornalista Alessandro Amaral (Alex Kid).
Se você não conhece esse trabalho de registro histórico, você pode solicitar a 3ª edição da revista que ainda esta em circulação gratuitamente pelo e-mail: revistaguajiru@gmail.com, ou conferir todas as edições na versão on-line através do endereço http://tearcultura.blogspot.com.br/
Outras referências interessantes de Gostoso são o livro “Um Município feito a muitas mãos” – muito mais difícil que de achar que Guajiru. E o filme “O Contador de Causos” (2013-HECO/CDHEC) que você pode assistir no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=obYPKaKSDwI) e conta a origem do nome São Miguel do Gostoso.
