
Ontem (23) na Câmara de Vereadores aconteceu a reunião do Comitê de Gestão Integrada da Orla de São Miguel do Gostoso/RN. O Comitê conta representações locais, estaduais e federais a exemplo do IDEMA e Secretaria do Patrimônio da União. Na ocasião foi apresentada a metodologia de trabalho do Núcleo de Unidade de Conservação (NUC) do Governo do Estado, para criação de Unidades de Preservação Ambiental (APA) por iniciativa dos municípios.
Um dos pontos mais esperados pelo público que compareceram na Câmara de Vereadores foi a apresentação de dois projetos: a urbanização da Lagoa do Cardeiro e a revitalização do Terminal Turístico da Praia da Xêpa.
O ponto de maior discussão foi o projeto de Urbanização da Lagoa do Cardeiro, que foi apresentado de forma superficial, desagradando a público e conselheiros, e levantou vários questionamentos sobre custos, execução e gestão ambiental do projeto. Sendo que esse último ponto foi determinante para que o Comitê votasse pela suspensão do projeto, tendo em vista que ações importantes como a criação de uma área de proteção ambiental (APA) e um decreto que proíbe construções no entorno da lagoa do Cardeiro ainda não foram executadas, na oportunidade foram feitos vários questionamentos sobre a transparência dos atos da prefeitura. Como encaminhamento foi formada uma Câmara Técnica para estudar a criação da APA e a publicação do decreto até o dia 07 de outubro de 2014.
Na sequência foi apresentado o projeto de revitalização do Terminal Turístico da Praia da Xêpa, onde o foco foi as adaptações da quadra, a retira do “cimentado” que será transformado em um campo de futebol de areia, e o convênio público-privado à ser firmado para manutenção das instalações elétricas do Terminal Turística, que ainda é um documento desconhecido pela própria gestão.