O Contador viu: O Agente Secreto (2025)

Filme de Kleber Mendonça Frio aborda uma história de identidade e esquecimento herdadas da ditadura militar, mas ainda se permite brincar com o fantástico.

Por Ailton Rodrigues

O Agente Secreto (Foto: reprodução)

Começar um filme com um cidadão que vem abastecer seu carro, mas se depara com um corpo há alguns metros. O bizarro mesmo é que com a chegada dos policiais ao local, a preocupação inicial era extorquir o recém-chegado e não resolver o problema, afinal era Carnaval e existia muita demanda pra se preocupar.

Foi desse jeito quer Kleber Mendonça Filho traz “O Agente Secreto”, filme que foi exibido como sessão especial durante a 12ª Mostra de Cinema de Gostoso para aproximadamente 4 mil pessoas e o Contador acompanhou. A síntese é de um homem que aparece na Recife de 1977 buscando fugir de alguma coisa que vai ficando mais claro depois de algum tempo, mesmo que no primeiro momento aparenta ser um assunto familiar.

O protagonista é vivido por Wagner Moura que carrega o filme, mas tem luxuosos coadjuvantes que conseguem manter o tom. Uma delas é a carismática potiguar Tânia Maria que quando aparece chama a atenção e nos dá a sensação que deveria sim ter mais tempo de tela.

Wagner Moura e Tânia Maria em O Agente Secreto – Foto: reprodução.

Pela trama, Kleber vai além de brincar com nosso imaginário de descobrir quem tá caçando quem, mas vai dando uma pincelada no fantástico representados aqui pela alegoria de um gato de duas cabeças e a lenda da perna cabeluda, além disso, demonstra um amor pela história que ele mesmo começa a nos mostrar desde 2023 em seu documentário “Retratos Fantasmas”.

Todavia, há de se destacar a força da fotografia e direção de arte que mostra uma Recife que grita, mesmo quando chega ao seu ato final que pode parecer confuso em um momento, mas nada mais fiel do que aconteceu nesse país: a ditadura simplesmente apagou pessoas. Tudo vira então silêncios e suspeitas por todos os lados.

O Agente Secreto” ganhou 2 prêmios no Festival de Cannes e virou o candidato brasileiro ao Oscar 2026 com os veículos norte americanos apontando indicações para filme internacional, melhor ator com Wagner Moura e talvez o de roteiro.

Seja lá o que vier daqui pra frente, já estamos na torcida!

O Agente Secreto (2025)

  • Duração: 160 min
  • Disponível: cinemas
  • Classificação indicativa: 16 anos
Avatar de Desconhecido

Autor: Ailton Rodrigues

Técnico em Informática (IFRN), que adora esportes e jornalismo, estando sempre disponível para bons papos. Coordenador de Comunicação do clube de futebol TEC (Tabua Esporte Clube), membro do Conselho do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), comunicador da Mostra de Cinema de Gostoso. Formado em Pedagogia (UFRN).

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.