São Miguel do Gostoso e mais 9 municípios potiguares irão receber unidades móveis de odontologia do Brasil Sorridente

Unidades serão destinadas a áreas remotas e de maior vulnerabilidade para assistência em saúde bucal. Investimento do Novo PAC Saúde contempla todos os estados e DF.

Por portal Na Boca da Noite.

Foto: Ministério da Saúde

O Rio Grande do Norte vai receber 10 das 18 Unidades Odontológicas Móveis previstas para o estado dentro do Programa Brasil Sorridente. O anúncio foi feito pelo ministro Alexandre Padilha à governadora Fátima Bezerra nesta quinta-feira (21), no mesmo dia em que o presidente Lula iniciou a entrega nacional dos veículos em solenidade em Sorocaba (SP). A ação marca a retomada, após 10 anos, de uma iniciativa estratégica para levar saúde bucal a regiões rurais, remotas e de difícil acesso.

Os consultórios móveis chegam totalmente equipados, com cadeira odontológica, aparelhos de Raios X, ar-condicionado, gerador e instrumentos necessários para o atendimento. No RN, os municípios contemplados nesta primeira etapa são Canguaretama, Jandaíra, João Dias, Mossoró, Parazinho, Pedro Velho, Porto do Mangue, Santana do Matos, São Miguel do Gostoso e Senador Elói de Souza, beneficiando diretamente uma população de 371,5 mil habitantes.

A escolha das cidades foi feita pelo Novo PAC Saúde, a partir de critérios de vulnerabilidade socioeconômica e proporcionalidade regional. As unidades serão operadas por equipes da Estratégia de Saúde da Família. O Novo PAC Seleções 2025 prevê ainda outros investimentos na saúde do RN, como a construção de novas UBS, policlínicas, aquisição de ambulâncias do SAMU, centros de atenção psicossocial e kits para modernização das unidades básicas, somando R$ 166,8 milhões em recursos.

Avatar de Desconhecido

Autor: Ailton Rodrigues

Técnico em Informática (IFRN), que adora esportes e jornalismo, estando sempre disponível para bons papos. Coordenador de Comunicação do clube de futebol TEC (Tabua Esporte Clube), membro do Conselho do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), comunicador da Mostra de Cinema de Gostoso. Formado em Pedagogia (UFRN).

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.