Secretaria Municipal de Saúde não divulgou balanço dos 250 testes realizados no último dia 21 e mesmo assim média de contaminação segue a mais elevada desde o início da pandemia.
Por Ailton Rodrigues

A Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Gostoso realizou 250 testes para detecção de Covid-19 no Dia D que ocorreu no último dia 21 de janeiro, mas até o momento da publicação desta matéria não divulgou o balanço dos resultados.
Os últimos boletins epidemiológicos datados de 24 e 25 de janeiro apontaram 65 casos confirmados na cidade fazendo com que o mês de janeiro seja disparado o de maior incidência de Covid-19 desde que começaram a ser publicados boletins em 1 de abril de 2020.
Janeiro já acumula 255 casos confirmados e 515 notificações (veja gráfico acima), o número é 11 vezes maior do que em dezembro onde houve registro de apenas 22 casos confirmados e 61 notificações. O mês de maior incidência no município até então era junho de 2021 onde 181 pessoas se contaminaram e outras 571 notificações haviam sido registradas.
Geograficamente, hoje a doença está espalhada em 53 ruas da cidade, além de 8 distritos (Arizona, Tabua, Antônio Conselheiro, Baixio, Mundo Novo, Reduto, Morros dos Martins e Nova Esperança).
Ainda há indícios que a situação pode ser pior devido as subnotificações. Além da chegada da Influenza H3N2 que em conjunto com a eficácia da vacina na amenização dos sintomas e na queda abrupta dos casos graves possa ter “mascarado” a Covid-19 em “uma gripezinha” onde muitos não estão fazendo teste.
Outro ponto importante é a lentidão na atualização dos dados referentes a pandemia, reforçando que a realidade vista nos postos de saúde do município não condizem com a mostrada no boletim. Coincidindo com a diminuição dos cuidados da população com as medidas sanitárias e o advento das últimas festas na cidade e região que mobilizou centenas de pessoas.
Nós continuamos de olho.