TUDO SE EXPANDIU 2020%

Quando comecei a me aventurar na fotografia, achei que seria apenas um hobby, mas cada passo que dou me surpreendo com a impressão que os outros têm do meu trabalho. Isso para um fotógrafo é lisonjeador, por isso, apesar de tudo que nosso país está passando, tenho muito a agradecer no ano de 2020.

Ariclenes Silva

Para ser mais específico, foi em outubro de 2019 onde entrei para o Clube de Artistas Oficial. Este projeto foi idealizado pela artista e designer Adriana Scartaris e pelo galerista e fundador da Expo Arte SP e Casa Expo, Eduardo Mônaco. A proposta do grupo é falar de arte e criar um ambiente de negócios e crescimento para todos os artistas. Nos momentos iniciais, Edu e Adriana por meio de lives compartilharam diversos conhecimentos com muita humildade sobre o mercado da arte. Algo até então, relativamente distante de mim.

A primeira coisa que percebi é que este grupo não para, a todo o momento são compartilhadas obras, eventos e os acontecimentos diários da vida dos demais artistas, isso tanto pelo WhatsApp como pela conta exclusiva do Instagram.

 O primeiro projeto concreto para o clube foi à Exposição Coletiva do Clube de Artistas em São Paulo contemplando a participação de 50 membros na Casa Expo no Jardins. A data inicial foi para o mês de maio de 2020, mas nesse período as pessoas em todo o mundo estavam em suas casas, o Coronavírus montava sua trincheira, aprisionando e raptando para a vida eterna milhares de seres humanos, ainda teve quem pensasse que era apenas uma gripezinha.

Tudo se tornou incerto, o que nos alimentava de esperança era a fé e nosso amor pela arte. Em meados de agosto uma nova data para a exposição foi marcada entre os dias 7 a 18 de outubro. Cada artista teria o direito de expor uma obra, e assim aconteceu. A exposição foi um grande sucesso. As obras dos artistas em exposição receberam à crítica de um profissional da arte chamado Oscar D’Ambrósio. Fiquei muito animado, afinal além da minha primeira participação em uma exposição fora do estado do RN, ainda tive minha primeira crítica. Sensacional!

Ainda durante a exposição recebi um link no meu Instagram para participar do edital da segunda edição da Revista Artrilha. A revista que tem como objetivo promover, incentivar e divulgar a produção de expressões artísticas e culturais, relacionadas às categorias de arte digital, colagem, desenho, escultura, fotografia, gravura, instalação, objeto tridimensional, performance e pintura de artistas brasileiros, maiores de 18 anos. No dia 14 de outubro fiz minha inscrição. Sempre esteve em meus projetos fazer parte de uma revista de arte. No dia 19 de outubro recebo um e-mail afirmando que eu tinha sido selecionado. Maravilhoso, outro sonho se tornando realidade.

Foram selecionados 32 mulheres e 8 homens nos mais diversos estilos artísticos e eu tive a felicidade de ser um dos membros. Era previsto uma edição em português e outra em inglês. Durante esse período Oscar D’Ambrosio elaborou outra crítica da obra “Aparecida” para a revista Artrilha. Assim em um mesmo ano tive o privilégio de receber duas críticas profissionais!

Nos dias 20 a 22 de novembro participei da 16ª Expo Arte de São Paulo “Feira de Artistas Independentes” na Casa Expo na Rua Oscar Freire, 916 no Jardins, um evento tradicional e consolidado na capital paulista. Nos dias 3 de dezembro a 2 de março de 2021 quatro obras minhas estarão na Expo Hotel SP “Exposição Diversidade Criativa” no hall social do Hotel Mercure Pinheiros, São Paulo.

No dia 9 de dezembro a revista é lançada oficialmente. Nossa curiosidade foi saciada com um trabalho belíssimo, uma diagramação que evidencia e valoriza cada artista, algo feito com muito profissionalismo e amor. Foram momentos iniciais cheios de emoção, sentimentos de realização e um desejo enorme de expor e compartilhar com o mundo. Cinco dias após o lançamento da Revista, 2 mil pessoas haviam feito o download!

Página na Revista Artrilha

No dia 10 de dezembro, uma quinta-feira, à tarde participei de uma live com Edna Stradioto responsável legal pela revista, nesse momento falando sobre minha historia no mundo fotográfico e o quanto ficou maravilhoso a segunda edição. Edna me faz um convite inesperado, para que meu trabalho se torne capa da próxima edição da Revista Artrilha. Foi muito emocionante, único, inesquecível! Minha primeira participação e minha fotografia já foi valorizada ao ponto de se tornar capa, só posso agradecer imensamente à Edna, a equipa da revista por ter me selecionado diante de artistas e trabalhos esplêndidos e grandiosos.

Nos dias 11 a 20 meu trabalho participou da 17ª Expo Arte São Paulo “Feira de Artistas Independentes” na Casa Expo na Rua Oscar Freire, 916 no Jardins, pela segunda vez.

Para fechar o ano, no dia 28 de dezembro quatro trabalhos irão pela primeira fez fazer parte de um leilão no portal leilões das Artes. O evento acontecerá no www.leiloesdasartes.com.br às 19h. No total são 76 obras de vários artistas visuais, plásticos e fotógrafos do Brasil componentes do Clube de Artistas e da segunda edição da Revista Artrilha, contando com um leiloeiro oficial, o senhor Rafael Ruiz Zafalon de Paula.

Espero sinceramente que meus trabalhos sejam leiloados, mas acima de tudo existe o fato de entrar para um grupo seleto de artistas que poderão ter seus trabalhos vistos por galeristas, colecionadores de arte, vendedores, compradores e mesmo outros leiloeiros. Isso faz toda a diferença na minha carreira, só me trará visibilidade.

Que 2021 possa ser um ano melhor, cheio de esperança, recomeço e novas conquistas. Deus abençoe a todos!

Autor: Ariclenes Silva

Fotógrafo