Por: Paulo Eduardo
O Exame Nacional do Ensino Médio, popularmente conhecido como Enem, está chegando! A prova acontece no próximo semestre de 2015, nos dias 24 e 25 de outubro, e é usada para avaliar os conhecimentos dos estudantes que estão concluindo o Ensino Médio.
A avaliação, no entanto, é muito mais do que um instrumento para medir desempenho. Os estudantes que fazem o Enem tem a oportunidade de usar o resultado da prova para conseguir uma porção de benefícios que podem ajudar no seu futuro acadêmico e profissional. Confira, abaixo, alguns deles.
1. VAGAS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS
As universidades públicas do país, além de outras instituições de ensino, utilizam a nota do Enem para selecionar candidatos. O processo de triagem varia: algumas combinam a nota da prova com o desempenho do aluno em vestibulares próprios, enquanto outras usam, apenas, o desempenho no Enem como critério de classificação. Nesse caso, a seleção é feita por meio do Sisu (Sistema Integrado de Seleção Unificada), uma plataforma digital do MEC (Ministério da Educação) que reúne vagas em instituições públicas de Ensino Superior de todo o Brasil.
2. BOLSAS DE ESTUDOS
Candidatos que obtiverem mais de 450 pontos no Enem, além de não zerar a redação da prova, podem concorrer a bolsas de estudo integrais ou de 50%, em instituições de ensino superior privadas, por meio do ProUni (Programa Universidade para Todos). Em sua última edição, a iniciativa ofereceu mais de 210 mil bolsas de estudo em entidades educacionais de todo o país.
3. FINANCIAMENTO ESTUDANTIL
Candidatos que obtiverem mais de 450 pontos no Enem, além de não zerar a redação da prova, também podem se cadastrar no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). A iniciativa oferece a possibilidade definanciar cursos de graduação, aprovados pelo MEC, com taxa de juros de 3,4% ao ano.
4. VAGAS EM CURSOS TÉCNICOS
A nota do Enem também é usada como critério de classificação no Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica), iniciativa do MEC que oferece vagas gratuitas em cursos técnicos de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país.
5. BOLSAS DE ESTUDOS PARA INTERCÂMBIOS
Candidatos que obtiverem mais de 600 pontos no Enem e se matricularem em algum curso de graduação também podem concorrer a vagas no programa Ciência sem Fronteiras, uma iniciativa do governo federal que oferece bolsas de estudo para intercâmbios. O aproveitamento acadêmico do estudante na universidade também é levado em conta no processo de seleção.
6. CERTIFICADO DE ENSINO MÉDIO
Aqueles com mais de 18 anos que não concluíram o Ensino Médio podem conseguir o diploma do curso por meio do Enem. Para consegui-lo é preciso fazer 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento avaliadas na prova e obter, pelo menos, 500 pontos na redação.
Boa Sorte! Sucesso!