Próximo dia 15 de setembro, começa o período de inscrições referente a um projeto fornecido pelo Programa Nacional da Educação na Reforma Agrária (Pronera) em parceria com a UFRN que consiste no ingresso de assentados no ensino superior com o curso de licenciatura em ciências sociais.
O projeto abrangerá toda a região nordeste, porém o estado que recebeu mais vagas foi o Rio Grande do Norte, com 34 vagas no total. De acordo com o edital publicado pelo Pronera, se as vagas dos outros estados não forem preenchidas, estas serão redirecionadas para as capitais com maior demanda, portanto o número de selecionados no RN pode aumentar.
Além de se voltar apenas para assentamentos o projeto ainda conta com o sistema de cotas para negros, indígenas e quem possui baixa renda familiar. A data prevista para a prova será no dia 08 de outubro em Ceara-Mirim.
O tema da prova não foi divulgado no edital, mas se trata de uma redação que pode variar entre os gêneros textuais artigo de opinião e carta argumentativa. Os candidatos serão avaliados em quatro competências por dois professores, diferente do Enem que avalia as redações em cinco competências por três professores.
As inscrições serão realizadas de forma online pelo site www.compev.ufrn.br e desde já nós do Contador de Causos desejamos boa sorte aos gostosenses que se interessarem.
Por Ailton Rodrigues

quero muito me inscrever mas faço curso técnico de agroecologia. tem como fazer os dois?
CurtirCurtir
Caro Francisco Santos, aqui é o Professor Paulo Eduardo, respondendo a sua pergunta: Os Cursos são ofertados pela Escola Agrícola Jundiaí (UFRN), na Modalidade EaD (Educação a Distância), para concorrer é necessário ter Identidade, CPF e realizar uma Prova (Português e Matemática – Nível Médio), se você tiver disponibilidade para estudar, não vejo problema nenhum, só precisa ficar atento aos prazos para postagens das atividades, já que o Curso é a distância. Um grande abraço.
CurtirCurtir