ARTES CONCEITUAIS DA MOSTRA MESCLA AVE DO NORDESTE COM CORES PODEROSAS

Casal de artistas plásticos fizeram uma arte especial para o evento com a simbologia de uma ave tipicamente do Nordeste.

POR AILTON RODRIGUES
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN

Arte conceitual da 6ª Mostra de Cinema de Gostoso.

A 6ª Mostra de Cinema de Gostoso acontece de 08 a 12 de novembro na cidade aonde o vento faz a curva e um dos detalhes que sempre chamam a atenção é justamente as artes visuais que estamparão os espaços das sessões.

Em 2019, será a primeira vez que haverá um personagem símbolo como “mascote” da Mostra: a gravura da ave meio humana que protege consigo um ovo foi desenvolvida por um casal de artistas de São Paulo, Guilherme Neumann e Lara Alcântara, que juntos formaram a empresa Toco Oco onde trabalham com variadas formas de arte como escultura, pinturas, bordados, etc.

inshot_20170529_1808406
Guilherme Neumann e Lara Alcântara são o casal que ilustraram a arte conceitual da Mostra.

De acordo com Matheus Sundfeld, diretor geral da Mostra, a inspiração veio da ave Arribaçã que é encontrada no sertão nordestino e a indicação dos artistas foi dada pelas responsáveis da identidade visual do festival, Luciana Fachini e Marina Oruê. Um histórico do evento junto com a sugestão da ave foram encaminhados para os artistas que se responsabilizaram de produzir a gravura dando junto as cores predominantes desta edição que são o preto, branco e vermelho.

“Nesse momento de conturbação política e seguidas catástrofes ambientais, esse pássaro representa a força e a fragilidade, além da necessidade de protegermos aquilo que consideramos importante, essencial”, diz o briefing da Mostra nas redes sociais.

Nós vamos acompanhar a Mostra de Cinema de Gostoso! Siga nossas redes sociais!

Autor: Ailton Rodrigues

Técnico em Informática (IFRN), que adora esportes e jornalismo, estando sempre disponível para bons papos. Coordenador de Comunicação do clube de futebol TEC (Tabua Esporte Clube), membro do Conselho do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), comunicador da Mostra de Cinema de Gostoso. Atualmente aluno de Licenciatura em Pedagogia (UFRN).