O CONTADOR VIU: OITO MULHERES E UM SEGREDO

POR AILTON RODRIGUES

oito-mulheres-e-um-segredo
Elenco de Ocean’s Eight

Um filme divertido que pode entreter e não deixar sua noite tão monótona é Oito Mulheres e Um Segredo (Ocean’s Eight). A fórmula masculina que compôs Onze Homens e Um Segredo (Ocean’s Eleven) é claramente repetida por Gary Ross e Olivia Milch ao escrever o roteiro deste longa carregado de estrelas, a começar pela protagonista Debbie Ocean, interpretada pela incrível Sandra Bullock.

Aparentemente o filme também trás a mensagem de que o lugar da mulher é onde ela quiser, afinal para o roubo do colar de 150 milhões de dólares em pleno baile do MET Gala é conduzido e executado apenas por mulheres. A frase emblemática que a própria Debbie cita no início da trama reforça essa tese:

Se for Ele é notado, se for Ela é ignorada. E, pela primeira vez, queremos ser ignoradas“.

Contudo penso que o único problema do filme é não ser tão abrangente e profundo para poder destacar o poderio de interpretação que conta com Cate Blanchett (Lou), Mindy Kaling (Amita), Helena Bonham Carter (Rose Weil), Rihanna (Nine Ball), Awkawafina (Constance), Sarah Paulson (Tammy) e Anne Hathaway (Daphne Kluger).

8-mulheres-002
Cena do filme.

Um exercício legal e divertido é poder pegar as semelhanças entre as versões estreladas pelos homens e pelas mulheres. Em uma das cenas, por exemplo, a própria Debbie Ocean senta em frente ao túmulo de seu irmão Danny Ocean (interpretado por George Clooney na franquia de 2001) o que coloca os filmes praticamente dentro da mesma franquia (ou um spin-off).

Recomendo sim você assistir ao filme, mas com aquele espírito de ver um “filme de Tela Quente” e se possível se entreter sem nenhum compromisso com detalhes técnicos.

OITO MULHERES E UM SEGREDO (OCEAN’S EIGHT)

  • Ano: 2018.
  • Duração: 100 min.
  • Classificação: 14 anos.

 

 

Autor: Ailton Rodrigues

Técnico em Informática (IFRN), que adora esportes e jornalismo, estando sempre disponível para bons papos. Coordenador de Comunicação do clube de futebol TEC (Tabua Esporte Clube), membro do Conselho do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), comunicador da Mostra de Cinema de Gostoso. Atualmente aluno de Licenciatura em Pedagogia (UFRN).