Primeiro episódio da série escrita do “Retrato da Comunidade” tem como plano de fundo os Morros dos Martins e seus artistas.
POR AILTON RODRIGUES
MORROS DOS MARTINS, S.M. DO GOSTOSO/RN

O distrito dos Morros dos Martins está localizado a cerca de 20 quilômetros da sede de São Miguel do Gostoso, um lugar cheio de curvas que se entrelaçam com o Canto da Ilha de Cima I e que está cheio de personagens talentosos.

A equipe do Retrato da Comunidade viajou até a comunidade neste sábado (08) e por meio das fotografias de Ariclenes Silva começou a segunda fase do projeto que registra os distritos de São Miguel do Gostoso, desta vez além das fotos o Contador de Causos abraçou a causa e começa a contar as curiosidades e detalhes que observamos, confira:
A JUVENTUDE DA TERCEIRA IDADE
Os Morros dos Martins é composto por praticamente duas ruas que cortam as casas dos seus mais de 400 moradores, politicamente é o segundo maior colégio eleitoral do município, mas um dos pontos que chamou minha atenção foi a jovialidade mostrada por seus moradores mais velhos, principalmente a história de vida desses dois personagens.
De cara conhecemos seu Gonçalo Ferreira, um senhor de 101 anos, ex-pescador e ex-agricultor que de acordo com ele mora com seu filho mais “desastrado”, mas está cercado por quase todos seus outros filhos que moram vizinhos a ele.

Andando mais um pouco chegamos a casa da Dona Maria, hoje com 74 anos, ela trabalhou como merendeira da escola do distrito por 21 anos, não conseguiu se aposentar pelo tempo de serviço e preferiu aguardar a idade chegar. Era de Ceará-Mirim, mas arrumou um namorado que a fez se mudar para os Morros, ficou viúva bem cedo com 23 anos de idade e sustentou sua família de 7 filhos, que hoje já possuem suas próprias famílias.

A FORÇA DE VONTADE

Um projeto criado em 2003 por intermédio do programa “Amigos das Américas” até hoje serve de referência para a população do município. O Veste Gostoso foi idealizado por uma Associação de Mulheres dos Morros e consiste na fabricação de peças intimas que por meio das suas vendas utilizam o arrecadado para subsistência e pequenos reparos na sede da fábrica.

Atuam com cinco componentes, mas enfrentam problemas para escoar seus produtos por uma série de fatores, como falta de transporte e condições. Hoje trabalham levando seus produtos em grande maioria para Parazinho.
O PRECURSOR

Seu Martins, 82 anos, é considerado o homem que deu nome ao distrito. Ao ser questionado em um cadastro pela prefeitura de Touros sobre o local aonde ele morava ele respondeu: “Sou dos Morros”. “Morros de quem?”, indagou a funcionária e por não obter resposta, ela acabou perguntando como era o nome daquele senhor, que respondeu “Martins”. Nascia aí o nome dos Morros dos Martins por uma interessante formalidade.
Chegando desde pequeno, a família do Seu Martins dividiu vizinhança com mais 10 casas em uma comunidade de pescadores e agricultores. Ele possui hoje 8 filhos e netos que “perdeu a conta”.
“A lembrança mais forte que tenho era trabalhar na roça com meus pais, com muito esforço estudava de noite e pagava cinco reais ao governo para aprender a escrever meu nome. Era luta aprender naquele tempo, mesmo assim meu pai queria que a gente ficasse no serviço, cuidando dos animais que era um trabalho grande” – declarou Seu Martins.
O TALENTOSO JOSÉ

O último personagem da nossa viagem pelos Morros dos Martins é o extrovertido Seu José, 84 anos, que por coincidência é irmão do Seu Martins. Deitado na sua rede, ele fez questão de colocar seus óculos, arrumar a camisa e colocar seu chapéu para receber a nossa equipe. Sobre sua família ele disse:
“Eu tive 17 filhos, apenas 7 se criaram e me separei com 30 anos senão teria tido mais uns 20” – disse Seu José.
Mas o talento desse ilustre morador é bem maior, ele é cantor de côco de roda e de improviso ele cantou para nós alguns trechos das suas emboladas, confira:
Ao falar do casamento do Seu José que teve três dias de festa, foi a vez de Dona Luzia, que estava acompanhando a entrevista e resolveu cantar o cordel que embalou o casório, veja:
Nós continuamos acompanhando o Retrato da Comunidade. Até qualquer hora!
Nenhum pensamento
Os comentários estão encerrados.